Inteligência Artificial

COMO MANTER O FOCO NOS ESTUDOS?

C

O seu aprendizado não está eficaz e enfrenta dificuldades para se organizar? Talvez seja hora de rever a maneira como realiza suas atividades. Existem fatores que impedem a capacidade de manter o foco nos estudos e nas tarefas que exigem mais concentração. Afinal, concentrar e manter focado exige autocontrole, esforço e dedicação!

Dicas para incentivar o cérebro a se concentrar, gerenciar melhor o tempo e reter os conteúdos:

Organize seu local de estudo procure um lugar iluminado, arejado, silencioso e uma mesa para colocar seus materiais.

Evite tudo o que possa atrapalhar a sua concentração  televisão, música, celular, redes sociais, assim como qualquer outro meio que possa tirar a sua atenção deve ser deixado para depois. Peça ajuda aos familiares e pessoas que moram com você para que não o interrompam. Com o passar do tempo, você irá se adaptar e conseguirá a estudar com mais facilidade.

Monte um cronograma de atividades por meio do cronograma, você consegue se organizar melhor e visualizar a sua rotina, o que irá ajudar a criar o hábito de estudar e você ficará mais disciplinado. Crie uma tabela de horários que irá se dedicar aos estudos, isso ajudará a manter o foco. No cronograma deverá constar tudo o que você precisa fazer no dia: atividade física, alimentação, descanso e o horário de estudo. Coloque-o em algum lugar visível e siga regularmente as atividades. Não esqueça de incluir intervalos, reserve 2 a 3 horas, de preferência, de forma fracionada, para descansar e ler livros.

– Crie um ritual observe quando estabelece um método ou passo a passo para fazer algo, este será realizado com mais concentração. Isso vale para os estudos. Criar um ritual antes de mergulhar nos livros, é uma forma de dizer ao cérebro que chegou a hora de estudar e permanecer FOCAdo! Uma atitude simples pode criar o ritual e despertar o cérebro para o momento de estudo, como: fazer um alongamento, colocar um copo de água na mesa, acender um incenso ou essência no ar, etc. O interessante é seguir o ritual por aproximadamente 60 dias seguidos.  Dessa forma, você cria um hábito e acostuma seu corpo e mente.

Hora da pausa com base no seu cronograma, veja quanto tempo disponível você tem. Depois, faça pausas de 5 a 10 minutos a cada 40 minutos de concentração. Após quatro pausas, você pode ter um intervalo maior, de 15 a 20 minutos. Assim garante uma fixação melhor do que está sendo estudado. As pausas devem ser feitas com moderação.

– Leia e escreva escreva à mão em vez de digitar. É mais fácil entender o assunto e mantê-lo na mente quando se escreve. Escrever à mão nos ajuda a focar no essencial e reter conceitos com mais facilidade.

 – Alterne o modo de estudar imagine que você leu 15 páginas de uma matéria e vai dar continuidade aos estudos, não leia outras 15. Torna-se cansativo e você não absorve o conteúdo. Em vez disso, alterne o modo de estudar. Faça exercícios sobre os tópicos estudados, crie cartões de memorização, pratique a leitura dinâmica, escreva um pequeno resumo para revisar depois, construa mapas mentais, monte quadros para guardar aquelas fórmulas ou itens importantes ou ainda escute algumas gravações do conteúdo. Dessa forma, você não terá apenas um estudo mais dinâmico, mas também muito mais proveitoso.

– Alimente-se bem seguir uma alimentação equilibrada e saudável pode gerar ganhos no seu aprendizado. Além de fornecer nutrientes importantes, proporcionará maior disposição para a rotina de estudos, alguns alimentos dão uma força na memorização. Adicione frutas como abacate, mirtilo, castanhas e etc, vegetais como espinafre, beterraba, brócolis, linhaça e etc, peixes, laticínios e carnes magras.

– Realize atividades físicas regulares como: caminhada, corrida, esportes individuais ou coletivos, yoga, ginástica, musculação e etc. O exercício físico contribui para a diminuição da ansiedade, regulação do sono e o aumento dos níveis de atenção, libera substâncias que relaxam o organismo, equilibra o funcionamento das atividades corporais e mentais.

– Durma o suficiente é fundamental dormir de 7 a 9 horas por noite, pois irá refletir na sua disposição para estudar, permitirá que seu corpo funcione adequadamente, ajudará a fixar as novas informações adquiridas e garantirá energia total para as tarefas do dia seguinte.

– Avalie o seu progresso acompanhar os seus resultados e avaliar o seu progresso é um meio de saber se toda a dedicação e esforço estão gerando bons frutos, o que ajuda também a manter a motivação para continuar estudando. Manter o foco nos estudos não é algo que acontece de uma hora para outra, é preciso calma e persistência para que você descubra seu ritmo e encontre os métodos que mais funcionam para você.

Todas as dicas para se concentrar melhor, combinadas com um bom método, uma boa organização/cronograma, sono, alimentação e tudo mais que possa beneficiar seus estudos trabalhando a favor da sua memória ajudará a conquistar o seu objetivo. O estudo é uma parte importante da vida e aprender a manter o foco e a concentração é uma habilidade que você levará para a vida!

O seu sucesso precisa ser atribuído não só a ser aprovado, mas a todo o processo de estudos, aprendizado e preparação diária. Quando você muda o foco da linha de chegada para a sua rotina e seu presente, tudo muda.

Você muda de mentalidade porque começa a reconhecer a importância do processo atual de estudar. Você deu aos estudos cotidianos a importância e o comprometimento que são necessários para você ter foco? A plataforma FOCA NA VAGA vai te ajudar a organizar e otimizar o seu estudo com os mecanismos de inteligência artificial que a plataforma oferece, propondo um ciclo de estudos automático e programando revisões de conteúdos e questões. Para experimentar por 2 dias grátis é só se cadastrar e começar a estudar!

Inteligência Artificial