Livros literatura par ao vestibular da Universidade Estadual de Campinas

Leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2024

Para a edição de 2024, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Olhos d’Água, de Conceição Evaristo; Canções escolhidas, de Cartola; Casa Velha, de Machado de Assis e Alice no país das maravilhas, de Lewis Carrol. Para o Vestibular Unicamp 2025, as novas obras são A vida não é útil, de Ailton Krenak; Prosas seguidas de odes mínimas, de José Paulo Paes; Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto e Morangos mofados (contos escolhidos), de Caio Fernando Abreu. No Vestibular Unicamp 2026, a obra escolhida para integrar a lista foi No seu pescoço, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

Publicidade

Leitura indicada para o Vestibular Unicamp

Sobre a diversidade das obras selecionadas, o diretor da Comvest esclareceu que as indicações não consideram somente aspectos estéticos, temporais e literários. “A lista contempla a diversidade e a representatividade que o Vestibular Unicamp tem trazido nos últimos anos. Além disso, coloca autoras e autores que tradicionalmente não constaram em indicações de vestibulares, como é o caso de Conceição Evaristo, Caio Fernando Abreu, Ailton Krenak, que estão ao lado de autores clássicos como Lima Barreto e Machado de Assis”, disse José Alves.

Lista Vestibular 2024

1) Olavo Bilac: A Tarde (veja na amazon aqui)

Olavo Bilac foi um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro, considerado o principal representante do parnasianismo no país.
Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias. Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, foi o responsável pela criação da letra do Hino à Bandeira, inicialmente criado para circulação na capital federal (na época, o Rio de Janeiro), e mais tarde sendo adotado em todo o Brasil. Em 1907, foi eleito “príncipe dos poetas brasileiros”, pela revista Fon-Fon. É autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros.

Livro Tarde de Olavo BilacLink da amazon na imagem

Publicidade

Editora: PONTES EDITORES
Idioma: Português
Capa comum:‎ 70 páginas
Avaliações dos clientes: 4,4 estrelas

2) Conceição Evaristo: Olhos d’água (veja na amazon aqui)

Em Olhos d’água, Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem.
Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres, mães, filhas, avós, amantes, e também homens – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição.
Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.

Olhos D'Água de Conceição Evaristo

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Pallas; 1ª edição
Idioma: Português
Capa comum:‎ 116 páginas
Avaliações dos clientes: 4,8 estrelas

3) Pero Vaz de Caminha: Carta de Achamento a el-rei D. Manuel (veja na amazon aqui)

O primeiro documento histórico sobre o Brasil com adaptação de Rubem Braga ‘A carta’ que Pero Vaz de Caminha escreveu ao aportar na Ilha de Vera Cruz, comunicando ao rei de Portugal o achamento do Brasil, é considerada a certidão de nascimento do nosso país.
Na carta, é descrito o relevo da “nova ilha”, assim como a primeira missa feita no Novo Mundo e o primeiro escambo realizado entre os portugueses e os índios. Escrita entre 26 de abril e 2 de maio de 1500, por Pero Vaz de Caminha, então escrivão do rei D. Manuel I, e enviado de Porto Seguro, Bahia, o texto ficou arquivado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, para ser redescoberto apenas 200 anos depois. A sua primeira publicação no Brasil foi em 1817, pelo padre Manuel Aires de Casal, em sua Corografia Brasílica.

Carta de achamento do Brasil de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manuel

Link da amazon na imagem

Editora:‎ BestBolso; Edição de bolso
Idioma: Português
Capa comum:‎ 144 páginas
Avaliações dos clientes: 4,5 estrelas

4) Machado de Assis: Casa Velha (veja na amazon aqui)

Casa Velha é o único romance de Machado de Assis que não foi publicado em forma de livro enquanto o autor estava vivo. Editado como folhetim pela revista A Estação entre 1885 e 1886, resgata traços da primeira fase literária do autor.
Entremeada por temas dos primeiros romances de Machado, a obra trata principalmente da ascensão social por meio do casamento. Narrado por um padre que investiga documentos sobre o Primeiro Reinado na residência de um falecido ministro, o livro se debruça sobre a fortuita paixão entre o herdeiro Félix e a agregada da casa, Lalau.
Esquecida por anos, a história acabou redescoberta por críticos e pesquisadores da obra de Machado de Assis e finalmente ganhou sua merecida edição em 1943.
Casa Velha de Machado de Assis
Link da amazon na imagem
Editora:‎ Via Leitura; 1ª edição
Idioma: Português
Capa comum:‎ 80 páginas
Avaliações dos clientes: 4,6 estrelas

5) Raul Pompeia: O Ateneu (veja na amazon aqui)

O Ateneu foi publicado pela primeira vez em 1888. É um marco do nascimento da literatura moderna brasileira.
O romance é narrado pelo protagonista, Sérgio, que é enviado pela família a um importante colégio interno no Rio de Janeiro. A trajetória de Sérgio no internato marca o fim de sua infância e a perda de sua inocência.
Esta edição foi produzida com base na segunda publicação do livro, realizada postumamente, em 1905, e considerada a definitiva da obra. Traz notas explicativas dos termos menos usuais.

Livro O ateneu Autor Raul Pompeia

Link da amazon na imagem

Editora: Via Leitura; Edição com notas explicativas dos termos menos usuais.
Idioma:‎ Português
Capa comum:‎ 176 páginas
Avaliações dos clientes: 4,5 e4strelas

6) Paulina Chiziane: Niketche – uma História de Poligamia (veja na amazon aqui)

Marco da literatura moçambicana, Niketche é uma obra que questiona as tradições e debate, como nunca antes, as condição feminina na sociedade. Esta é a obra-prima de Paulina Chiziane, vencedora do prêmio Camões 2021.
Leitura obrigatória dos vestibulares da UEL, Unicamp e Unicentro.
Nesta crítica ao mesmo tempo divertida e mordaz, Paulina Chiziane, explora a cultura e os valores do seu país, a hipocrisia da sociedade em geral e a sujeição das mulheres em todo o mundo.

Livro Niketche uma história de poligamia, da autora Paulina ChizianeLink da amazon na imagem

Editora: Companhia das Letras; 2ª edição
Idioma: Português
Capa comum:‎ 336 páginas
Avaliações dos clientes: 4,6 estrelas

7) Lygia Fagundes Telles: Conto “Seminário dos ratos” (veja na amazon aqui)

Publicado originalmente em 1977, este volume reúne alguns dos contos mais sutis e complexos de Lygia Fagundes Telles, que palmilha o terreno do fantástico e lança mão de todos os seus recursos literários para tratar de temas como o amor, a loucura, a velhice, o poder e a morte.

Alternando tempos narrativos, passando com desenvoltura da primeira à terceira pessoa, usando com destreza o discurso indireto livre, Lygia Fagundes Telles atinge neste livro a proeza de conciliar uma construção literária altamente complexa com uma capacidade ímpar de comunicação com o leitor. Leitura obrigatória dos vestibulares da UNICAMP, UNICENTRO e UNIOESTE.

Livro Seminário dos ratos da autora Lygia Fagundes Telles

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Companhia das Letras; 1ª edição
Idioma: Português
Capa comum: 184 páginas
Avaliações dos clientes: 4,7 estrelas

8) Cartola: Canções escolhidas (veja as canções completas aqui)

A Comvest cobrará 10 canções escolhidas do compositor Cartola, quais sejam: “Alvorada”, “As rosas não falam”, “Cordas de aço”, “Disfarça e chora”, “O inverno do meu tempo”, “O mundo é um moinho”, “Que é feito de você?”, “Sala de recepção”, “Silêncio de um cipreste”, “Sim”. Veja as canções completas aqui.

9) Lewis Carrol: Alice no país das maravilhas (veja na amazon aqui)

Um século e meio é a idade deste livro que, ainda hoje, todos nós amamos ler e reler. Alice no País das Maravilhas é um clássico atemporal, que vem, do século XIX até nossos dias, intrigando, encantando e emocionando leitores de todas as idades.
Conta a história de Alice, menina que cai numa toca de coelho e vai parar num lugar fantástico, povoado por criaturas estranhas que lembram seres humanos. Um universo nonsense, com uma lógica do absurdo, que remete ao mundo dos sonhos, numa narrativa pontuada por paródias de poemas populares infantis ingleses daquela época.
Nesse lugar, Alice enfrenta estranhas e absurdas aventuras, passa por situações incomuns, conhece seres extravagantes, é submetida a perguntas e situações enigmáticas ou desprovidas de sentido lógico, aumenta e diminui de tamanho… e vive tudo com naturalidade e muita, muita curiosidade.

Livro Alice no país das maravilhas

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Autêntica infantil e juvenil; 1ª edição
Idioma: Português
Capa comum: 128 páginas
Avaliações dos clientes: 4,6 estrelas

Exames vestibular abertos em todo o Brasil

Lista Vestibular 2025

Autor(a) e Obra
José Paulo Paes: Prosas seguidas de odes mínimas
Conceição Evaristo: Olhos d’água
Ailton Krenak: A vida não é útil
Machado de Assis: Casa Velha
Lima Barreto: Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Paulina Chiziane: Niketche – uma História de Poligamia
Caio Fernando Abreu: Morangos mofados (Contos escolhidos***)

Seis contos escolhidos: “Diálogo”, “Além do Ponto”, “Terça-Feira Gorda”, “Pêra, uva ou maçã?”, “O dia em que Júpiter encontrou Saturno”, “Aqueles dois”.

Cartola: Canções escolhidas
Lewis Carrol: Alice no país das maravilhas

Lista Vestibular 2026

Autor(a) e Obra
José Paulo Paes: Prosas seguidas de odes mínimas
Conceição Evaristo: Olhos d’água
Ailton Krenak: A vida não é útil
Machado de Assis: Casa Velha
Lima Barreto: Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Chimamanda Ngozi Adichie: No seu pescoço
Caio Fernando Abreu: Morangos mofados (Contos escolhidos)
Cartola: Canções escolhidas
Lewis Carrol: Alice no país das maravilhas

A leitura das obras é de extrema importância para um bom resultado em prova, indicamos que faça a leitura com antecedência, reflita e leve o tema para discussão junto aos colegas de sala e/ou professor de literatura e resolva questões de provas anteriores (sugerimos que use a plataforma de estudo online FOCA NA VAGA!).

Grupo de estudo gratuito no Whatsapp e Telegram

Os materiais indicados podem ser úteis para a sua preparação. Além disso, você também pode considerar o uso da plataforma Foca na Vaga para personalizar e otimizar seus estudos de acordo com suas necessidades específicas.

Foca na vaga é uma plataforma de estudo online inteligente para o Enem, vestibulares, Exame da OAB e concursos públicos.

Benefícios da Plataforma Foca na vaga:

  • Personalização e alteração da grade de estudos a qualquer tempo;
  • Resumos;
  • Mapas mentais;
  • Legislação otimizada e destacada;
  • Jurisprudência;
  • Banco de questões e simulados;
  • Estatísticas;
  • Revisões programadas de acordo com a sua necessidade;
  • Ciclo de estudos automático com base na técnica pomodoro.

A plataforma direciona o seu estudo programando revisões e sugerindo novos conteúdos e questões de acordo com o seu desempenho.

Plataforma Foca na vaga 7 dias de acesso gratuito Enem, vestibulares, Exame da OAB e Concursos Públicos