COMO ESTUDAR POR QUESTÕES

Estudar por meio de questões é um método eficiente, pois pode direcionar o estudo e demonstrar o que é mais exigido nas provas.

Publicidade

 

Escolha provas antigas do certame almejado, simulados e exercícios elaborados por instituições e especialistas.

A estratégia que otimiza tempo e direciona o estudo de forma mais assertiva é a resolução de questões, não adianta ser expert na teoria e não colocar em prática.

Publicidade

Quais são as vantagens de estudar por questões?

  1. Saber aplicar a teoria na prática. Obstáculo que muitos alunos enfrentam.
  2. Tornar-se apto a resolver questões com rapidez e compreender o estilo e o contexto da prova.
  3. Entender melhor o que a teoria quer dizer.
  4. Analisar o perfil da banca organizadora do concurso, como ela cobra os conteúdos, qual é o padrão de respostas.
  5. Ficar motivado ao ter um caso concreto para resolver, testar o conhecimento e poder avaliar como seria o desempenho em condições reais de prova.

Dicas para estudar por questões:

  • Estudar por questões comentadas: após estudar um assunto, selecione e estude questões comentadas e resolvidas, pois um especialista analisa os enunciados e a alternativa correta, comentando as demais alternativas apontando erros e acertos.
  • Estudar por exercícios, provas antigas e simulados: depois de fazer simulados, exercícios ou mesmo por provas antigas, você se sentirá apto a investigar a relação do enunciado com a resposta certa e poderá também descobrir onde errou e acertou.
  • Faça anotações sobre o que é mais cobrado e o que errou, assim você selecionará o mais importante, o que servirá como material de revisão.
  • Questões na hora da revisão:  resolva questões constantemente para reforçar e ajudar na memorização do conteúdo estudado.

Como funciona o estudo por meio de questões reversas?

Selecione um montante de questões resolvidas num período de estudo, por exemplo, 15 dias ou um mês, para fazer uma revisão geral.

Utilize o processo inverso: comece pelas alternativas, analise o que cada alternativa diz e a qual assunto está sendo abordado. Em seguida, confira o enunciado.

Marcações em questões

Os marcadores de texto facilitam o estudo e correção dos exercícios. Que tal  grifar o enunciado e a alternativa correta? O material grifado será um ótimo recurso de revisão.