Blog Foca na Vaga - Início
   

O INEP DIVULGOU ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA PROVA ENEM

ATENÇÃO!
Certifique, com antecedência, pelo endereço eletrônico do INEP <enem.inep.gov.br/participante> e/ou pelo aplicativo oficial do Enem, da confirmação de sua inscrição e do local onde realizará as provas.
Contato do INEP: 0800 616161

Confira seu documento
Só será aceito documento de identificação original e com foto.

São documentos válidos:
– Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997;
– Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017;
– Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997;
– Identidade funcional, em consonância com o Decreto n.º 5.703, de 15 de fevereiro de 2006 (crachá de servidor público municipal, distrital, estadual, federal e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário).

Se liga!
O participante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto nos dias de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que:
– apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame; e
– submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.
O participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificado, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.

Prevenção contra a COVID-19
O participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas sem a máscara de proteção contra a COVID-19. Confira as orientações gerais de prevenção à COVID-19 nos exames do Inep.

Separe o que levar
Obrigatório:
– Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
– Documento de identificação válido.
– Máscaras de proteção contra a COVID-19.

Aconselhável:
– Álcool em gel
– Cartão de Confirmação de Inscrição
– Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame)

Atenção!
Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:
– Declaração de Comparecimento impressa.
– Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
– Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
– Livros, manuais, impressos, anotações. – Protetor auricular.
– Relógio de qualquer tipo.
– Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar.
– Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico. – Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
– Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Se liga!
Antes de entrar na sala, você vai receber um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Guarde o envelope
abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.

Chegue no horário

Ações
1º domingo (21/11/2021)
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas: 19h
Término das provas – participantes com tempo adicional: 20h
Término das provas – participantes da videoprova em Libras: 21h
*O Enem segue o horário de Brasília.

Ações
2º domingo (28/11/2021)
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas: 18h30
Término das provas – participantes com tempo adicional: 19h30
Término das provas – participantes da videoprova em Libras: 20h30
*O Enem segue o horário de Brasília.

Atenção!
Às 13h começam os procedimentos de identificação realizados na sala de provas. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala de provas, respeitando os protocolos de prevenção contra a COVID-19

Respeite as obrigações
São obrigações do participante do Enem durante a aplicação do exame:
– Certificar-se, com antecedência, pelo endereço <enem.inep.gov.br/participante> e/ou pelo aplicativo oficial do Enem, da confirmação de sua inscrição e do local onde realizará as provas.
– Chegar ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição às 12h (horário de Brasília).
– Apresentar-se no local de aplicação das provas com documento de identificação válido, sob pena de ser impedido de realizar o exame.
– Apresentar-se na porta de sua sala de provas até as 13h para procedimentos de identificação.
– Apresentar ao aplicador na porta da sala, nos dois dias de aplicação, a Declaração de Comparecimento impressa, caso necessite comprovar sua presença no exame.
– Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.
– Manter os aparelhos eletrônicos, como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes, com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
– Não portar fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas, Declaração de Comparecimento impressa, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo, e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
– Não portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos no art. 6º da Lei n.º 10.826, de 22 de dezembro de 2003. Caso o participante apresente autorização de porte de armas, deverá informar ao aplicador, que o direcionará a prestar o exame em sala extra.
– Manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
– Submeter-se à identificação especial.
– Submeter-se à nova identificação para retorno à sala de provas, quando for ao banheiro antes das 13h (horário de Brasília), mesmo tendo realizado a identificação anteriormente.
– Aguardar, na sala de provas, das 13h às 13h30 (horário de Brasília), até que seja autorizado o início do exame, cumprindo as determinações do aplicador.
– A partir das 13h (horário de Brasília), a ida ao banheiro será permitida, desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal.
– Fechar a prova e deixá-la com capa para cima, antes de se ausentar da sala, durante a aplicação.
– Permitir que o lanche seja vistoriado pelo aplicador.
– Permitir que os artigos religiosos, como burca, quipá e outros, sejam vistoriados pelo coordenador.
– Permitir que os materiais próprios, como máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano, plano inclinado, sejam vistoriados pelo aplicador, bem como quaisquer outros materiais que se fizerem necessários, exceto cão-guia, medidor de glicose e bomba de insulina.
– Submeter-se à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais.
– Aguardar que o aplicador proceda à coleta de seu dado biométrico durante a realização das provas. Iniciar as provas somente após a autorização do aplicador, ler e conferir todas as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação, na Folha de Rascunho e nos demais documentos do exame.
– Destacar, antes de iniciar as provas e quando autorizado pelo aplicador, o Cartão-Resposta do Caderno de Questões e a Folha de Rascunho.
– Fazer anotações relativas às suas respostas apenas no Cartão-Resposta, na Folha de Redação, na Folha de Rascunho e no Caderno de Questões, após a autorização do aplicador.
– Verificar se o Caderno de Questões contém a quantidade de questões indicadas no Cartão-Resposta e/ou qualquer defeito gráfico que impossibilite a resolução da prova.
– Reportar-se ao aplicador da sala no caso de qualquer ocorrência em relação ao Caderno de Questões, ao Cartão-Resposta, à Folha de Redação ou nos demais documentos do exame, para que sejam tomadas as providências.
– Assinar, nos espaços designados, o Cartão-Resposta referente a cada dia de provas, a Folha de Redação, a Lista de Presença, a Folha de Rascunho e os demais documentos do exame.
– Marcar a cor da capa do seu Caderno de Questões no respectivo Cartão-Resposta.
– Transcrever a frase contida na capa do Caderno de Provas para o Cartão-Resposta.
– Transcrever as respostas das questões objetivas e o texto da redação com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, nos respectivos Cartões-Resposta e na Folha de Redação, de acordo com as instruções contidas nesses instrumentos, sob pena de inviabilizar a leitura óptica e a correção de suas respostas e de seu texto de redação.
– Entregar ao aplicador o Cartão-Reposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao deixar em definitivo a sala de provas.
– Não se ausentar da sala de provas com o material de aplicação, exceto o Caderno de Questões, desde que, nesse caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
– Não utilizar o banheiro do local de aplicação após o término do exame e a saída definitiva da sala de provas.
– Os três últimos participantes presentes na sala de provas devem sair do local de provas somente após assinatura da ata de sala, exceto nas salas de atendimento especializado.
– Não estabelecer ou tentar estabelecer qualquer tipo de comunicação interna ou externa.
– Não receber de qualquer pessoa informações referentes ao conteúdo das provas.
– Não registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.
– Não levar e/ou ingerir bebidas alcoólicas e/ou utilizar drogas ilícitas na sala de provas.
– Cumprir as determinações do edital e do aplicador de sala.

*FONTE: Inep

Grupo de estudo gratuito no Whatsapp e Telegram

Elaboramos uma relação de indicações de livros e apostilas para FOCAr e arrasar na prova para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e Vestibulares.

1) KIT ENEM – Apostila Impressa + Livro de Questões Comentadas (veja na amazon aqui)

O caminho até o seu sonho de conquistar uma vaga na universidade é muito importante, por isso o Combo Enem 2020 foi criado para ser aquele reforço de peso em seus estudos.
– Apostila Impressa Enem 2020: Apostila 100% atualizada e totalmente repensada para agilizar seus estudos, abrangendo todos os conteúdos das áreas de conhecimento exigidos para o exame.
– Livro 1000 Questões Comentadas ENEM: questões cuidadosamente selecionadas para você treinar seus conhecimentos.

Teoria e questões comentadas ENEM

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Nova Concursos
Capa comum: 720 páginas
Avaliações dos clientes: 4 estrelas

2) Superdicas de português para concursos e vestibulares (veja na amazon aqui)

Os estudantes que se preparam para concursos e vestibulares sempre têm muitas dúvidas de língua portuguesa e aquele monte de regras assusta!
Qual a melhor forma para estudar tudo?
Isso para não falar do fantasma da redação. Consciente desses problemas, o professor Nílson Teixeira de Almeida, autor de gramáticas para concursos, reuniu neste livro sessenta dicas preciosas que vão ajudar vestibulandos e concurseiros a se preparar melhor para os exames.
Além de regras gramaticais, o autor também aborda tópicos de comunicação e expressão, linguagem, redação, a estrutura das gramáticas, tipos de texto e alterações incorporadas pelo Novo Acordo Ortográfico.
Tudo explicado de um jeito direto, sem aquele gramatiquês, com exemplos e tabelas que organizam o conteúdo sem desviar do foco.

Apostila de Língua Portuguesa para vestibulares e concursos

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Benvirá; 2ª edição
Idioma: Português
Capa comum: 152 páginas
Avaliações dos clientes: 4,5 estrelas

3) Redação Excelente! Para Enem e Vestibulares – Editora Gen Método (veja na amazon aqui)

Neste livro você aprende tudo o que é necessário para fazer uma excelente redação.

  • Como fazer uma introdução atraente?
  • Como desenvolver as ideias?
  • Como inserir argumentos de peso, com conectivos adequados que garantam coesão?
  • Como fazer uma conclusão de impacto?

Você aprende também a evitar os sete pecados capitais que podem tirar pontos preciosos.
O livro oferece um resumão de gramática com foco na prova: o que é mais importante de regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, crase, ortografia, pontuação e uso dos pronomes.
Contém exercícios práticos com um caderno de respostas e uma análise dos temas de vestibulares.
Na parte final, traz exemplos de redações nota mil analisadas linha a linha. Um raio-X para entender o que esses alunos fizeram e que você pode fazer também. Como bônus, uma lista de livros, filmes e músicas que podem apoiar o seu estudo.
– Treine com a folha da prova!
– Dicas práticas
– Exemplos de textos nota 1000
– Análise dos temas de vestibulares 2018
O livro conta com espaço para que o aluno responda às questões, interagindo com o material para que sua preparação seja ainda mais eficaz! Todo o projeto gráfico foi pensado para atender às necessidades e expectativas dos leitores dessa faixa etária. Por isso, é uma obra diferencial do nosso Editorial de Concursos!

Redação para Enem e Vestibulares

Link da amazon na imagem

Editora: ‎Método; 3ª edição
Idioma:‎ Português
Capa comum:‎ 304 páginas
Avaliações dos clientes: 4,2 estrelas

4)  Superdicas para ler e interpretar textos no ENEM – Editora Benvirá (veja na amazon aqui)

Esta edição já está de acordo com a nova ortografia.

  • O que é texto?
  • Como entender corretamente o que uma questão do Enem pede?
  • Que habilidades são necessárias para sair-se bem nas provas?
  • O que fazer para identificar no texto as informações relevantes?

Essas são perguntas que rodeiam o pensamento de muitos jovens que fazem as provas do Enem, principalmente porque a ´decoreba´ agora é coisa do passado: o que o Exame Nacional do Ensino Médio quer é avaliar se o estudante tem competências para usar o conhecimento disponível hoje nos mais diferentes meios: em jornais, reportagens da internet, quadrinhos, gráficos, mapas, tabelas, fotografias, ilustrações, obras de arte.
Saber ler e interpretar adequadamente todos esses tipos de textos e linguagens é a chave para ser bem-sucedido nas provas. Tomando como exemplo questões de diferentes disciplinas, extraídas das provas do Enem, os autores William Roberto Cereja e Ciley Cleto, especialistas no assunto, ensinam, por meio de 60 dicas, que ler o mundo é mais do que ser capaz de ler um texto verbal; é saber ler várias linguagens por meio da competência leitora, indispensável não apenas para fazer as provas, mas também para o próprio exercício da cidadania.

Ler e interpretar textos do Enem

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Benvirá; 2ª edição
Idioma:‎ Português
Capa comum: 176 páginas
Avaliações dos clientes: 4,5 estrelas

5) O Livro do Aprovado: Um Conteúdo Por Dia Para Passar no ENEM – Editora Me Salva (veja na amazon aqui)

Este é mais que um livro, é um parceiro de estudos que vai te acompanhar durante todo o ano até o dia da prova do ENEM. A ideia é você separar um momento do seu dia de estudos e abrir o livro em uma página aleatória, onde encontrará uma cápsula de conteúdo das matérias que mais caem no ENEM e nos principais vestibulares do Brasil.

Apostila Guia do aprovado Enem

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Penso; 1ª edição
Idioma:‎ Português
Capa comum:‎ 144 páginas
Avaliações dos clientes: 4,4 estrelas

6) Minimanual de Física – Enem, Vestibulares e Concursos (veja na amazon aqui)

Em linguagem simples e objetiva, esta coleção traz a teoria de acordo com o conteúdo programático exigido nos editais, bem como questões comentadas de provas dos principais concursos e vestibulares, permitindo o aprimoramento do estudo antes da realização da prova. o candidato pode estabelecer seu planejamento de estudo, estudando a matéria em que se exige mais atenção ou porque ela seja mais complexa, ou porque no concurso tenha peso maior.
Além disso, é possível que o candidato veja como cada banca organizadora aborda determinado conteúdo em suas questões. Acredite, com esta coleção ficou mais fácil se preparar para os concursos!
INCLUI: Conteúdo didático, dividido por assuntos de acordo com o edital do Enem, vestibulares e concursos públicos.
Questões comentadas das provas dos últimos concursos e principais vestibulares.

Física para o Enem

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Rideel; 2ªª edição
Idioma: Português
Capa comum: 192 páginas
Avaliações dos clientes: 4,1 estrelas

Concurso Público aberto no Brasil

Os materiais indicados podem ser úteis para a sua preparação. Além disso, você também pode considerar o uso da plataforma Foca na Vaga para personalizar e otimizar seus estudos de acordo com suas necessidades específicas.

Foca na vaga: plataforma de estudo online para o Enem, Vestibulares, OAB e Concursos Públicos.

Benefícios da Plataforma Foca na vaga:

  • Personalização e alteração da grade de estudos a qualquer tempo;
  • Resumos;
  • Mapas mentais;
  • Legislação otimizada e destacada;
  • Jurisprudência;
  • Banco de questões e simulados;
  • Estatísticas;
  • Revisões programadas de acordo com a sua necessidade;
  • Ciclo de estudos automático com base na técnica pomodoro.

A plataforma direciona o seu estudo programando revisões e sugerindo novos conteúdos e questões de acordo com o seu desempenho.

Plataforma Foca na vaga 7 dias de acesso gratuito Enem, vestibulares, Exame da OAB e Concursos Públicos