COMO FAZER UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

PASSO A PASSO PARA CRIAR UM CRONOGRAMA OU CICLO DE ESTUDOS EFICIENTE:

1) FOCO!

Defina o seu objetivo de estudo. Passar na prova tal: sair bem na escola, faculdade, curso, Enem, OAB, Concursos.

2) DISCIPLINA

Construa um quadro com a sua rotina diária. Descreva todas as atividades que você naturalmente realiza.

3) TEMPO

Feito o quadro com a sua rotina, identifique quantas horas de estudo você terá disponíveis por dia e por semana para se dedicar integralmente aos estudo.

4) ESTRATÉGIA 

Identifique as matérias de maior e de menor peso, bem como as que você tem maior e menor domínio. Assim, você conseguirá direcionar melhor o tempo de estudo.

5) ORGANIZAÇÃO 

Crie um cronograma de estudos com essas informações. Distribua as matérias por semana, de forma que você veja todas as matérias que precisam ser estudadas nesse período de uma semana e dê maior ênfase àquelas que são mais cobradas (maior peso) e as que você ainda não tem total domínio.

6) ROTINA 

Organize a sua rotina de compromissos diários e rotina de estudos. Não esqueça de prever um tempo para resolução de questões após o estudo da matéria e períodos de revisão diária e semanal . Mantenha o foco e apenas siga o cronograma.

7) MOTIVAÇÃO 

Organize a sua rotina de motivação. Celebre as pequenas conquistas, cada pequeno avanço merece ser comemorado! Conseguiu fazer todas as atividades do dia? Comemore com um bombom, sorvete ou um bate-papo com os amigos! Conseguiu acertar mais de 80% das questões? Celebre fazendo uma caminhada, assistindo um filme.

ATENÇÃO!!!

Seja moderado, prudente e coerente com o seu tempo e ritmo. Não crie metas impossíveis de serem alcançadas, senão você se sentirá frustrado. Faça metas reais, se precisar, reveja o seu cronograma.

Bons estudos e Foca na vaga!

Participe do grupo de estudos no WhatsApp e receba materiais exclusivos!

Precisa de ajuda? Fale conosco