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MINDFULNESS NOS ESTUDOS

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Você já ouviu falar sobre Meditação e Mindfulness?

Se você já ouviu falar sobre, mas não sabe muito bem sobre o que se trata e como essas práticas podem te beneficiar, ou até mesmo se você nunca ouviu, a FOCA vai te explicar!

Inicialmente, vamos apresentar e diferenciar ambas as práticas. A meditação trata-se de uma prática de autorregulação do corpo e da mente, a busca do autoconhecimento e da serenidade. É uma prática milenar, que tem origem em tradições orientais, por volta de 1500 a.C. e foi se espalhando pelo mundo através do tempo, apesar de ser uma prática milenar, começou a ser estudada mais profundamente somente na década de 60. No começo, a meditação esteve ligada às tradições religiosas, como a meditação budista, zazen, a hare krishna, a cristã, entre outras, mas hoje a prática se expandiu para novos modos, como é o caso do Mindfulness, que em sua tradução literal significa “atenção plena”.

O Mindfulness teve origem em 1979, nos Estados Unidos, com pesquisas comandadas pelo professor Dr. Jon Kabat-Zinn, na Universidade de Massachusetts, o professor desenvolveu o programa Mindfulness – Based Stress Reduction, em tradução “Redução do Estresse baseada em Plena Atenção”, que era voltado para a redução do estresse e de dores crônicas.

Com resultados científicos comprovados e estudos que vem sendo cada vez mais frequentes no mundo todo, o Mindfulness tornou-se uma prática popular nos tempos atuais devido a seus diversos benefícios, como melhora nas emoções e aumento da concentração.

Mas como o Mindfulness pode me ajudar nos estudos e a prestar concursos?

A prática do Mindfulness busca nos trazer ao momento presente, por meio dela, aprendemos a perceber nossos pensamentos, sensações e emoções no momento em que ocorrem, assim, fazemos escolhas mais conscientes e funcionais.

Nos estudos, isso reflete na atenção, concentração e performance, pois,  através da prática do Mindfulness, desenvolvemos nosso cérebro e adquirimos a capacidade de focar mais tempo em uma mesma atividade, resistindo melhor às distrações, mantendo a atenção no que está sendo feito e aumentando a qualidade da tarefa, nesse caso, do que está sendo estudado.

Além dos benefícios que podem ser notados diretamente no ato de estudar, o Mindfulness tem resultados comprovados na melhora das emoções em quadros como a depressão, ansiedade e estresse, problemas cada vez mais frequentes e que podem prejudicar o desempenho tanto no momento de estudos, quanto na hora da prova.

Os benefícios do Mindfulness ainda vão além – o autoconhecimento e o princípio de estar presente no momento – podem trazer diversas melhorias na vida de quem mantém uma prática regular, a percepção do interior e do exterior ajudando a lidar melhor com diversas situações, boas e ruins, melhora nas dores físicas, entusiasmo e energia.

E aí? O que você achou do tema? Vamos FOCAr na nossa saúde mental e começar a praticar Mindfulness?

Se você não faz ideia de como começar essa prática, indicamos o livro: Atenção Plena, de Danny Penman e Mark Williams. Kindle por R$ 26,50 e capa comum por R$ 27,90, valores atuais (julho/2020), clique no link para mais informações.

Um guia para o início de um novo estilo de vida!

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