Xiiii… A matéria acumulou. E agora?

O que fazer?

Manter a calma, respirar, relaxar, prestar atenção nas causas e pensar em soluções!

Respostas a curto prazo:

Final de semana: usá-lo a seu favor! Que tal aproveitar o final de semana para colocar o estudo em ordem? Falando em ordem, já pensou em usar post-it para organizar a sua rotina e melhorar a produtividade?

Eliminar o sono prolongado do sábado e domingo (e o divertimento, se for necessário).

Dormir mais tarde ou acordar mais cedo.

São os pequenos “sacrifícios” que poderão ajudar na recuperação do tempo perdido e manter o estudo organizado.

Respostas a longo prazo:

Detectar o que está causando o excesso de conteúdo não estudado. Procrastinação? Preguiça? Falta de organização? Não consegue ter ritmo para acompanhar o cronograma previamente determinado?

Procrastinação e preguiça: crie vergonha na cara (brincadeirinha!)

Falta de organização: busque meios de anotar as tarefas e metas que deve cumprir. Que tal adotar um caderno de anotações ou agenda?

Não consegue acompanhar o cronograma previamente determinado: analise se o problema é 1) o cronograma de estudos que está prevendo um número maior de matérias que você consegue estudar, se for o caso, crie um novo cronograma, prevendo o conteúdo real que você conseguirá estudar, ou, 2) se você está com dificuldade de começar ou retomar os estudos, de forma que o estudo fica parado e não rende o quanto deveria.

Montar um cronograma de estudos, equilibrando o tempo e horário suficiente para cada conteúdo. Seja honesto e sincero com  você, respeite os seus limites! Ao elaborar o cronograma de estudos, tenha me mente a sua real disponibilidade.

Neste cronograma deve constar pausas para descanso, alimentação e lazer.

ATENÇÃO! É importante ter tempo para comer com tranquilidade, dormir 8 horas diárias e fazer pausas a cada 1 hora de estudo – isso garante uma melhor qualidade e aumenta as chances de fixar o conteúdo.

A plataforma FOCA NA VAGA organiza o seu estudo, criando um ciclo de estudos automático,  tendo por base a Técnica Pomodoro, prevendo pausas a cada 1 hora efetiva de estudo em determinada matéria.

Cadastre-se e experimente esta e outras funções de inteligência artificial por 2 dias grátis. Lembre-se que é importante estabelecer metas de estudo e cumpri-las, assim, alcançará bons resultados. Afinal, com destreza, empenho e organização pode-se aumentar a produtividade de seu estudo.

Precisa de ajuda? Fale conosco