ORIENTAÇÕES PARA A PROVA DO ENEM 2023

Hoje, 5 de novembro, mais de 3,9 milhões de pessoas farão as provas do primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os participantes terão cinco horas e trinta minutos para resolver as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; língua estrangeira escolhida na inscrição (inglês ou espanhol); além de redação. Já as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no domingo seguinte, 12 de novembro.

Publicidade

Horários

No primeiro domingo, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da aplicação ocorrerá às 13h30 e o encerramento às 19h. Os participantes que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terão uma hora a mais para concluir as provas. O exame segue o horário de Brasília.

Cartão de confirmação

Os participantes podem conferir, no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, as informações referentes ao local de prova, horário de abertura e fechamento dos portões, bem como escolha da língua estrangeira, atendimento especializado e tratamento por nome social, caso tenha sido solicitado pelo participante. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame.

Declaração de comparecimento

Participante que precisa comprovar presença no exame deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame.

Publicidade

Documentação

Para acessar a sala de aplicação, é obrigatória a apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto, como:

– Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
– Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
– Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenha validade como documento de identidade;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
– Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Além disso, serão aceitos documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital, apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

O participante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto nos dias de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

Objetos

Garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação das provas. O participante que não cumprir a regra poderá ser eliminado do exame. No momento da aplicação, não será permitido também o uso de qualquer objeto eletrônico. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.

Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.

Caneta

A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista e que tiveram o pedido aprovado pelo Inep poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações em seu Caderno de Questões. Contudo, o Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

Tudo certo? Boa prova!

Grupo de estudo gratuito no Whatsapp e Telegram

Aqui está uma seleção de indicações de livros e apostilas para FOCAr e arrasar na prova para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e Vestibulares.

1) KIT ENEM – Apostila Impressa + Livro de Questões Comentadas (veja na amazon aqui)

O caminho até o seu sonho de conquistar uma vaga na universidade é muito importante, por isso o Combo Enem 2020 foi criado para ser aquele reforço de peso em seus estudos.
– Apostila Impressa Enem 2020: Apostila 100% atualizada e totalmente repensada para agilizar seus estudos, abrangendo todos os conteúdos das áreas de conhecimento exigidos para o exame.
– Livro 1000 Questões Comentadas ENEM: questões cuidadosamente selecionadas para você treinar seus conhecimentos.

Teoria e questões comentadas ENEM

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Nova Concursos
Capa comum: 720 páginas
Avaliações dos clientes: 4 estrelas

2) Superdicas de português para concursos e vestibulares (veja na amazon aqui)

Os estudantes que se preparam para concursos e vestibulares sempre têm muitas dúvidas de língua portuguesa e aquele monte de regras assusta!
Qual a melhor forma para estudar tudo?
Isso para não falar do fantasma da redação. Consciente desses problemas, o professor Nílson Teixeira de Almeida, autor de gramáticas para concursos, reuniu neste livro sessenta dicas preciosas que vão ajudar vestibulandos e concurseiros a se preparar melhor para os exames.
Além de regras gramaticais, o autor também aborda tópicos de comunicação e expressão, linguagem, redação, a estrutura das gramáticas, tipos de texto e alterações incorporadas pelo Novo Acordo Ortográfico.
Tudo explicado de um jeito direto, sem aquele gramatiquês, com exemplos e tabelas que organizam o conteúdo sem desviar do foco.

Apostila de Língua Portuguesa para vestibulares e concursos

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Benvirá; 2ª edição
Idioma: Português
Capa comum: 152 páginas
Avaliações dos clientes: 4,5 estrelas

3) Redação Excelente! Para Enem e Vestibulares – Editora Gen Método (veja na amazon aqui)

Neste livro você aprende tudo o que é necessário para fazer uma excelente redação.

  • Como fazer uma introdução atraente?
  • Como desenvolver as ideias?
  • Como inserir argumentos de peso, com conectivos adequados que garantam coesão?
  • Como fazer uma conclusão de impacto?

Você aprende também a evitar os sete pecados capitais que podem tirar pontos preciosos.
O livro oferece um resumão de gramática com foco na prova: o que é mais importante de regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, crase, ortografia, pontuação e uso dos pronomes.
Contém exercícios práticos com um caderno de respostas e uma análise dos temas de vestibulares.
Na parte final, traz exemplos de redações nota mil analisadas linha a linha. Um raio-X para entender o que esses alunos fizeram e que você pode fazer também. Como bônus, uma lista de livros, filmes e músicas que podem apoiar o seu estudo.
– Treine com a folha da prova!
– Dicas práticas
– Exemplos de textos nota 1000
– Análise dos temas de vestibulares 2018
O livro conta com espaço para que o aluno responda às questões, interagindo com o material para que sua preparação seja ainda mais eficaz! Todo o projeto gráfico foi pensado para atender às necessidades e expectativas dos leitores dessa faixa etária. Por isso, é uma obra diferencial do nosso Editorial de Concursos!

Redação para Enem e Vestibulares

Link da amazon na imagem

Editora: ‎Método; 3ª edição
Idioma:‎ Português
Capa comum:‎ 304 páginas
Avaliações dos clientes: 4,2 estrelas

4)  Superdicas para ler e interpretar textos no ENEM – Editora Benvirá (veja na amazon aqui)

Esta edição já está de acordo com a nova ortografia.

  • O que é texto?
  • Como entender corretamente o que uma questão do Enem pede?
  • Que habilidades são necessárias para sair-se bem nas provas?
  • O que fazer para identificar no texto as informações relevantes?

Essas são perguntas que rodeiam o pensamento de muitos jovens que fazem as provas do Enem, principalmente porque a ´decoreba´ agora é coisa do passado: o que o Exame Nacional do Ensino Médio quer é avaliar se o estudante tem competências para usar o conhecimento disponível hoje nos mais diferentes meios: em jornais, reportagens da internet, quadrinhos, gráficos, mapas, tabelas, fotografias, ilustrações, obras de arte.
Saber ler e interpretar adequadamente todos esses tipos de textos e linguagens é a chave para ser bem-sucedido nas provas. Tomando como exemplo questões de diferentes disciplinas, extraídas das provas do Enem, os autores William Roberto Cereja e Ciley Cleto, especialistas no assunto, ensinam, por meio de 60 dicas, que ler o mundo é mais do que ser capaz de ler um texto verbal; é saber ler várias linguagens por meio da competência leitora, indispensável não apenas para fazer as provas, mas também para o próprio exercício da cidadania.

Ler e interpretar textos do Enem

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Benvirá; 2ª edição
Idioma:‎ Português
Capa comum: 176 páginas
Avaliações dos clientes: 4,5 estrelas

5) O Livro do Aprovado: Um Conteúdo Por Dia Para Passar no ENEM – Editora Me Salva (veja na amazon aqui)

Este é mais que um livro, é um parceiro de estudos que vai te acompanhar durante todo o ano até o dia da prova do ENEM. A ideia é você separar um momento do seu dia de estudos e abrir o livro em uma página aleatória, onde encontrará uma cápsula de conteúdo das matérias que mais caem no ENEM e nos principais vestibulares do Brasil.

Apostila Guia do aprovado Enem

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Penso; 1ª edição
Idioma:‎ Português
Capa comum:‎ 144 páginas
Avaliações dos clientes: 4,4 estrelas

6) Minimanual de Física – Enem, Vestibulares e Concursos (veja na amazon aqui)

Em linguagem simples e objetiva, esta coleção traz a teoria de acordo com o conteúdo programático exigido nos editais, bem como questões comentadas de provas dos principais concursos e vestibulares, permitindo o aprimoramento do estudo antes da realização da prova. o candidato pode estabelecer seu planejamento de estudo, estudando a matéria em que se exige mais atenção ou porque ela seja mais complexa, ou porque no concurso tenha peso maior.
Além disso, é possível que o candidato veja como cada banca organizadora aborda determinado conteúdo em suas questões. Acredite, com esta coleção ficou mais fácil se preparar para os concursos!
INCLUI: Conteúdo didático, dividido por assuntos de acordo com o edital do Enem, vestibulares e concursos públicos.
Questões comentadas das provas dos últimos concursos e principais vestibulares.

Física para o Enem

Link da amazon na imagem

Editora:‎ Rideel; 2ªª edição
Idioma: Português
Capa comum: 192 páginas
Avaliações dos clientes: 4,1 estrelas

Concurso Público aberto no Brasil

Estude para o Enem e Vestibulares com a nossa plataforma!

Foca na vaga: plataforma de estudo online para o Enem, Vestibulares, OAB e Concursos Públicos.

Benefícios da Plataforma Foca na vaga:

  • Personalização e alteração da grade de estudos a qualquer tempo;
  • Resumos;
  • Mapas mentais;
  • Legislação otimizada e destacada;
  • Jurisprudência;
  • Banco de questões e simulados;
  • Estatísticas;
  • Revisões programadas de acordo com a sua necessidade;
  • Ciclo de estudos automático com base na técnica pomodoro.

A plataforma direciona o seu estudo programando revisões e sugerindo novos conteúdos e questões de acordo com o seu desempenho.

Plataforma Foca na vaga 7 dias de acesso gratuito Enem, vestibulares, Exame da OAB e Concursos Públicos