POMODORO: A TÉCNICA DE PRODUTIVIDADE QUE MELHORA OS ESTUDOS

O que é a Técnica Pomodoro?

Publicidade

A Técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo que estava determinado a aproveitar ao máximo o seu tempo de estudo. O método Pomodoro baseia-se na ideia de concentrar as atividades em um determinado período de tempo, com pequenas pausas frequentes, aumentando a eficiência e agilidade mental durante o tempo dedicado à execução da atividade.

Pomodoro é um vocábulo italiano, que significa tomate, simbolizado por cronômetro no formato de tomate, muito utilizado na cozinha, para preparo de alimentos.

Procrastinação X Produtividade

Publicidade

No cenário atual, os homens vivem rodeados de distrações: aplicativos de troca de mensagens, redes sociais, notícias, enfim, uma infinidade de meios que levam à distrações momentâneas, gerando procrastinação das atividades e tarefas que seriam prioritárias. A Técnica de Produtividade Pomodoro é um método de gestão do tempo capaz de segmentar a tarefa em pequenas atividades que serão desenvolvidas durante o tempo destinado à concentração e execução das pequenas atividades.

Como melhorar a produtividade com a Técnica de Produtividade Pomodoro?

Se você se identificou com as distrações descritas no item anterior, vive nas redes sociais e tem a sensação de que perdeu tempo em apenas uma navegada na internet, a implementação da Técnica Pomodoro na sua rotina ajudará a criar o hábito de se organizar e ter disciplina durante a execução das atividades prioritárias. Para melhorar a sua produtividade, persista no desenvolvimento das tarefas por meio da Técnica Pomodoro por, no mínimo, 21 dias. Por que persistir no uso da Técnica Pomodoro durante 21 dias? Estudos mostram que uma nova atividade ou método usado de forma consistente durante 21 dias, torna-se um hábito. Planejamento, controle do tempo, registro das atividades desenvolvidas e consistência/persistência são habilidades importantes para o sucesso da Técnica.

Como posso começar?

Para começar, siga os passos a seguir:

PLANEJAMENTO/ORGANIZAÇÃO: pegue lápis e papel e relacione as atividades que você precisa realizar no dia ou na semana;

GESTÃO DO TEMPO: ajuste o cronômetro com o tempo que irá se dedicar à execução da atividade. Inicie com um tempo curto e vá aumentando gradualmente, sugerimos que comece com 25 minutos de atividade intensa e faça pausas de 5 minutos, a medida que for se acostumando com a disciplina durante o período de execução da atividade;

PRIORIDADE: escolha uma tarefa inicial;

POMODORO: comece a desenvolver a sua atividade e mantenha-se concentrado até o despertar do cronômetro. Certifique-se de que conseguirá manter a concentração, evite ambientes com muitas pessoas, com televisão ou quaisquer outras distrações, desligue ou coloque o celular no modo avião e avise aos mais próximos que precisará se concentrar durante um determinado período de tempo para realizar uma atividade importante.

CHECKLIST: quando o cronômetro despertar, vá até a sua lista de atividade e marque um “X” na tarefa realizada. Este controle permitirá que você saiba o tempo necessário para o desempenho de atividades semelhantes àquela que decidiu executar.

DESCANSO: realizada a atividade durante um pomodoro (tempo destinado à atividade intensa), faça uma pausa curta e volte à execução da atividade até que esteja completamente concluída. Se você começou a aplicar a Técnica Pomodoro agora, incie com atividade intensa por 25 minutos e faça pausas de 5 minutos, a medida que for se adaptando à nova atividade, mantendo a concentração durante a atividade, aumente o período de atividade intensa até chegar em 60 minutos de atividade intensa, com pausas de até 15 minutos.

Qual é o objetivo da Técnica Pomodoro?

Além de melhorar a produtividade, a Técnica Pomodoro ajuda a melhorar a disciplina, a inserir novas atividade na rotina diária dos praticantes, melhora a organização e gestão do tempo, reduzindo as interrupções e distrações.

O que preciso para começar?

Papel, lápis, cronômetro (pode ser o do celular) ou utilize softwares ou aplicativos que controlam o tempo. Se você for implementar a Técnica Pomodoro objetivando melhora e otimização do seu tempo de estudo, sugerimos o uso da Plataforma Foca na Vaga.