LEI Nº 10.048/2000 – PRIORIDADE DE ATENDIMENTO – LEITURA, ESTUDO E FIXAÇÃO

PROCURE A LEI NO LUGAR CERTO!

Publicidade

Para estudar, é fundamental ter em mãos o texto da lei atualizada.

Fontes confiáveis para localizar a legislação atualizada:

– lei federal: site oficial do Planalto;

Publicidade

– lei estadual: sites oficiais do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa;

– lei municipal: sites oficiais da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Certifique-se se está estudando pelo texto atualizado! Link para o Lei nº 10.048/2000 – Prioridade de Atendimento

LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000.

Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o  As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.

Art. 2o As repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos estão obrigadas a dispensar atendimento prioritário, por meio de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e atendimento imediato às pessoas a que se refere o art. 1o.

Parágrafo único. É assegurada, em todas as instituições financeiras, a prioridade de atendimento às pessoas mencionadas no art. 1o.

Art. 3o As empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo reservarão assentos, devidamente identificados, aos idosos, gestantes, lactantes, pessoas portadoras de deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

Art. 4o Os logradouros e sanitários públicos, bem como os edifícios de uso público, terão normas de construção, para efeito de licenciamento da respectiva edificação, baixadas pela autoridade competente, destinadas a facilitar o acesso e uso desses locais pelas pessoas portadoras de deficiência.

Art. 5o Os veículos de transporte coletivo a serem produzidos após doze meses da publicação desta Lei serão planejados de forma a facilitar o acesso a seu interior das pessoas portadoras de deficiência.

§1º (VETADO)

§2º Os proprietários de veículos de transporte coletivo em utilização terão o prazo de cento e oitenta dias, a contar da regulamentação desta Lei, para proceder às adaptações necessárias ao acesso facilitado das pessoas portadoras de deficiência.

Art. 6o A infração ao disposto nesta Lei sujeitará os responsáveis:

I – no caso de servidor ou de chefia responsável pela repartição pública, às penalidades previstas na legislação específica;

II – no caso de empresas concessionárias de serviço público, a multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), por veículos sem as condições previstas nos arts. 3o e 5o;

III – no caso das instituições financeiras, às penalidades previstas no art. 44, incisos I, II e III, da Lei no 4.595, de 31 de dezembro de 1964.

Parágrafo único. As penalidades de que trata este artigo serão elevadas ao dobro, em caso de reincidência.

Art. 7o O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de sessenta dias, contado de sua publicação.

Art. 8o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 8 de novembro de 2000; 179o da Independência e 112o da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Alcides Lopes Tápias Martus Tavares

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 9.11.2000

Como posso estudar a legislação de forma mais efetiva?

Comece lendo a legislação, busque por palavras-chaves, faça mapas mentias dos pontos principais e resolva muitos, muitos exercícios, principalmente se o seu objetivo for passar num concurso público ou OAB.

E a jurisprudência? Como faço para estudar?

A jurisprudência é o entendimento dos Tribunais a respeito da aplicação da lei. Aliar o estudo da lei à leitura da jurisprudência relacionada, facilita a compreensão e auxilia na absorção do conteúdo.

Veja aqui a nossa indicação de Vade Mecum para estudar a legislação.

Gostou das dicas e quer uma ajuda para efetivá-las?

Então, cadastre-se na plataforma FOCA NA VAGA e aproveite por 7 dias grátis os materiais selecionados: legislação atualizada, destacada, mapas mentias, resumos, jurisprudência, questões e simulados, além de estudar com ajuda de mecanismos de Inteligência Artificial que irão propor um ciclo de estudos automático e programar revisões de conteúdos e questões.

Selecione o curso: Comece a estudar as diversas matérias que aparecerão para você estudar: Acompanhe o seu progresso em cada matéria e faça revisões: Faça simulados de provas anteriores!